Adestramento inteligente, treinamento de cães, educação, saúde e psicologia animal, curso grátis, vídeo-aulas
Aquela afirmação de que os cães envelhecem 7 anos para cada ano humano é uma crença popular. Os cachorros envelhecem muito mais rápido nos primeiros 2 anos de vida, como podemos analisar na tabela ilustrativa deste artigo.
Trocando em miúdos, o cachorro envelhece, no primeiro ano de sua vida, o equivalente a 16 anos humanos. Ou seja, quando ele completar um ano de vida estará em plena adolescência! E tem mais… Quando completar 2 anos terá o equivalente a 24 anos humanos. E somente a partir do terceiro ano que as coisas começam a mudar com relação ao envelhecimento, já que a partir desta idade cada cachorro envelhece de acordo com o seu tamanho.
Explico: para raças pequenas e médias, o cão envelhece 5 anos civis para cada ano canino. Para as raças grandes o envelhecimento é de 6 anos para cada ano civil e, por fim, as raças gigantes envelhecem 7 anos para cada ano humano.
Se você não sabe a idade de um cachorro, saiba que existem algumas dicas que podem lhe ajudar a desvendar este mistério.
– Dentes: o cachorro faz a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes no 7º mês. Então, se você encontrar um cachorro que possui os dentes brancos e limpos, provavelmente ele tem um ano (ou menos) de vida. Se os dentes estiverem meio amarelados, sua idade tende a ser entre um ano e dois anos. Se perceber que além de amarelados, os dentes possuem tártaros, então a idade pode estar entre 3 e 5 anos. Para a falta de dentes, é sinal de que o cachorro já apresenta uma idade avançada.
– Musculatura: os cachorros mais jovens tem musculatura definida por estarem mais ativos e com energia corporal de sobra. Já os cachorros mais velhos apresentam menos músculos.
– Olhos: quando jovens são brilhantes e claros. Quando mais velhos ficam opacos e escuros.
– Pelagem: os cachorros jovens apresentam pelos mais finos e macios enquanto os cães adultos apresentam pelagem mais grossa e oleosa e os cachorros mais velhos apresentam manchas brancas em sua pelagem e, principalmente, em volta do focinho.
Categorias: Curiosidades, Curso Grátis, Perguntas e Respostas, Saúde Canina