DogDogs.net

Adestramento inteligente, treinamento de cães, educação, saúde e psicologia animal, curso grátis, vídeo-aulas

Guia prático para construir um canil de qualidade


Aos interessados em obter uma maior quantidade de cães e/ou mesmo em ter um canil, deve-se ficar atento a muitas informações importantes, para que seu canil possa oferecer condições ideais para receber os animais.

Espaço necessário

Os cães precisam ter um espaço razoável, deve-se ter áreas cobertas, que são chamadas de quartos, para que eles possam deitar e dormir com conforto, porém estes “quartos” variam muito de acordo com o tamanho do cachorro. Também deve-se ter área aberta, chamada de solário, para que ele movimente-se com liberdade e tenha espaço para atividades físicas diárias.

Localização ideal

O local do canil também é uma importante escolha, dê preferência para locais frescos na parte da tarde e ensolarados pela manhã. Além disso, para a construção dos “quartos” é recomendado a utilização de tijolos de barro, devido a proteção térmica que oferecem.

Recomendação importante

Não recomenda-se que os quartos sejam separados por grades, pois podem gerar uma certa implicância entre os cachorros. O ideal é separá-los com um pequeno muro e colocar as grades acima das mesmas.

Higiene, limpeza e saúde

A limpeza destes locais deve ser diária, mas uma desinfecção deve ser feita mensalmente. O número de cães influencia muito nessa limpeza mais profunda, então em caso de mais de 20 cachorros, aconselha-se uma desinfecção semanal.

Por último e, claro, não menos importante, são os sistemas hidráulicos e de energia que devem ficar próximos ao canil, para que ele se mantenha bem iluminado e sempre bem abastecido de água, tanto na limpeza quanto para saciar a sede dos animais. Bem como a comida que deve ser servida regularmente, segundo as instruções do médico veterinário, para evitar irritabilidade e/ou para evitar que o cachorro fique doente.