DogDogs.net

Adestramento inteligente, treinamento de cães, educação, saúde e psicologia animal, curso grátis, vídeo-aulas

Passo a passo de como limpar as orelhas do seu cão


Limpando suas orelhas de cães. Você sabia que é recomendável verificar as orelhas do seu cachorro pelo menos uma vez por semana como parte da rotina de atendimento médico?

Ao fazer isso, você identificará facilmente se houver algum problema, por exemplo; infecção ou ácaros da orelha que podem exigir a limpeza da orelha. Para a maioria dos cães, limpar as orelhas é feito apenas ocasionalmente. No entanto, para cães que têm orelhas de abano, cães que gostam de nadar ou cães com alergias cutâneas em andamento, isso pode se tornar uma tarefa frequente.

Se você tiver sido aconselhado pelo seu veterinário a limpar as orelhas do seu cão, saberia o que fazer? Idealmente, o seu cão deve estar acostumado a ter os seus ouvidos limpos desde filhotes, no entanto, isto nem sempre é assim, para o ajudar a dar-lhe algumas dicas, aqui está um guia rápido sobre como limpar os ouvidos dos seus cães:

Preparando para limpar as orelhas do seu cão

A primeira coisa a fazer é garantir que você tenha tudo o que precisa para limpar as orelhas dos seus cães. Isso inclui: algodão úmido e limpador de ouvido e possivelmente gotas para os ouvidos prescritas pelo seu veterinário.

Se você tiver um cachorro grande, será mais fácil limpar os ouvidos no chão e, para um cão pequeno, pode ser mais fácil limpá-lo no colo. Em alguns casos, é melhor ter um segundo par de mãos para ajudar a manter seu cão parado enquanto você limpa os ouvidos.

Como limpar as orelhas do seu cachorro

Levante a orelha do seu cão com uma mão e segure-a com o polegar e o indicador, para que possa ver a parte interna da orelha.

Se você ainda não viu um veterinário, precisará examinar o ouvido para verificar se há vermelhidão, corrimento ou odor. A cera castanha clara pode ser normal, no entanto, se o corrimento for vermelho, cor de pus ou preta, pode indicar uma infecção que necessitará de atenção veterinária.

Para começar, você precisa limpar a orelha suavemente com um pedaço de algodão úmido para remover qualquer sujeira ou cera no pavilhão auricular e na entrada do canal auditivo.

Administre o limpador de ouvido inserindo a ponta do aplicador no canal auditivo. Elas são projetadas especificamente para orelhas de cães, então é improvável que você cause trauma ao tímpano, embora seja importante não inserir a ponta longe demais no ouvido.

Esprema a garrafa para soltar o limpador de ouvido e massageie a base da orelha, pois isso dispersará o limpador na orelha. Por favor, note que, embora os cães tendem a gostar da massagem, eles também tendem a abanar a cabeça, então lembre-se de manter a boca fechada enquanto faz esta parte, pois pode haver um excesso de limpeza ao redor!

Se ainda houver excesso de limpador de ouvido no canal, limpe-o com um pedaço de algodão úmido.

Se você precisa administrar gotas para os ouvidos, aplique-as de acordo com as instruções sobre o medicamento depois de terminar a limpeza. Isso é para garantir que as gotas cheguem ao ouvido em vez de ficarem no aspecto externo do canal auditivo.

Siga o mesmo procedimento para o segundo ouvido.

Dicas importantes para uma limpeza de orelhas do seu cão

Não use cotonetes, pois há risco de colocá-los longe demais no canal auditivo, causando danos.

Se você notar qualquer corrimento incomum, conforme indicado acima, verifique com seu veterinário, pois pode haver mais do que apenas cera de ouvido.

Se o seu cão não estiver satisfeito com a limpeza dos seus ouvidos, não se preocupe, pois poderá causar danos a si e ao seu cão.

Se você precisar de ajuda, entre em contato com a clínica veterinária e marque uma consulta. Veterinários estão lá para ajudar.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Passo a passo de como limpar as orelhas do seu cão




Mais pesquisados