DogDogs.net

Adestramento inteligente, treinamento de cães, educação, saúde e psicologia animal, curso grátis, vídeo-aulas

Saiba por que os cães mastigam e lambem as patas?


Você sabe o motivo dos cães mastigarem as patas? Muitos cães mastigam suas patas de vez em quando. Às vezes isso é apenas uma extensão da limpeza normal ou pode ser um hábito que se forma ao longo do tempo. Para alguns cães, porém, mastigar suas patas pode ser um sinal de um problema subjacente que requer atenção médica.

Mastigando uma pata

Uma causa comum de mastigação muito intensa é um problema físico, como uma lesão. Normalmente, isso envolve a mastigação de apenas uma pata. Se o cão permitir, verifique a parte superior e inferior da pata, entre cada dedo, e examine cada unha, incluindo a unha do orvalho (a unha do lado de dentro da pata dianteira do cão). Os problemas comumente vistos incluem:

Cortes: estes são comuns em cães muito ativos. A maioria dos cortes acontece enquanto eles correm, especialmente em poças de água, onde objetos pontiagudos como pedras, arame ou vidro não podem ser vistos e evitados. Cortes superficiais podem curar se deixados sozinhos, mas os cortes mais profundos muitas vezes sangram muito e podem precisar de pontos.

Unhas soltas e/ou quebradas: as unhas são facilmente quebradas durante as atividades normais . Muitas vezes, a unha quebra na base, mas não se separa completamente, o que causa desconforto. Uma vez que a parte solta é removida, a seção interna sensível irá secar.

Unhas encravadas: se as unhas não forem mantidas curtas ao caminhar sobre superfícies duras ou aparadas regularmente, elas podem se enrolar até chegar ao contato com a pele, podendo machucar. Isto é especialmente comum em algumas pequenas raças de cães devido à forma dos pés e às unhas do orvalho. O problema é simplesmente remediado, cortando a unha, mas pode haver infecção que precisa ser tratada por um veterinário. Por isso é sempre bom manter as unhas do seu cão nas melhores condições.

Cistos interdigitais: os cistos são inchaços dolorosos entre os dedos das patas. Eles são particularmente comuns nas patas dianteiras de cães de rosto achatado devido à forma dos membros. Eles costumam ser tratados por um veterinário, mas podem ocorrer no mesmo lugar ou nas outras patas.

Outras causas são possíveis, mas incomuns, como infecções, úlceras ou corpos estranhos. Lesões mais graves, como dedos quebrados ou deslocados, tendem a causar claudicação, ao invés de mastigar, embora alguns cães também lamberão uma fonte de dor.

Mastigando várias patas

Cães que cronicamente mastigam várias patas podem fazer isso devido ao hábito ou estresse, mas também é um sinal de alergia cutânea. Em cães, as alergias causam comichão na pele e nas orelhas. Muitas vezes o cão inteiro coça, mas as áreas clássicas a serem afetadas incluem os pés, as axilas e a virilha. As alergias são geralmente diagnosticadas entre os 6 meses e os 5 anos de idade, com os sinais a começarem amenos e a piorar gradualmente.

Existem muitas causas de doenças alérgicas da pele, incluindo:

  • Pólen e gramíneas
  • Poeira ou ácaros da casa
  • Muitos componentes da comida

Há também uma condição chamada atopia, onde nenhuma causa subjacente é encontrada. O diagnóstico pode ser desafiador e demorado, e provavelmente incluirá um teste de dieta usando uma receita médica e exames de sangue. Às vezes, arranhões na pele, arranjos e biópsias são necessários.

A doença de pele alérgica não é curável, mas pode ser administrada com muito sucesso. Frequentemente, os cães precisarão de uma combinação de tratamentos consistindo de medicamentos orais com xampus, tratamentos tópicos e, ocasionalmente, vacinas contra alergias individuais. O diagnóstico imediato é importante para evitar infecção bacteriana secundária.

Existem muitas razões pelas quais um cão pode mastigar suas patas, desde problemas leves até condições de vida. Se você perceber que seu cão apresenta algum comportamento anormal, consulte seu veterinário para fazer um check-up.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Saiba por que os cães mastigam e lambem as patas?




Mais pesquisados