DogDogs.net

Adestramento inteligente, treinamento de cães, educação, saúde e psicologia animal, curso grátis, vídeo-aulas

Você sabe por que os cachorros gostam de lamber?


Por que os cães o lambem? Lamber é um comportamento muito comum do cachorro e, como qualquer característica, pode variar muito de cão para cão. Alguns adoram, enquanto outros a odeiam, mas lamber humanos pode ocorrer por vários motivos diferentes.

Comunicação

Na natureza, lobos jovens lambem o rosto da mãe para interagir, solicitar alimentação e demonstrar a submissão a um animal mais velho. À medida que crescem, eles ainda lambem o rosto de outros lobos para se comunicar, detectar feromônios ou mostrar a submissão.

Até certo ponto, nossos cães domesticados ainda expressam essas características. Cães, muitas vezes, são vistos lambendo o focinho de cachorros que encontram quando estão fora de casa como meio de comunicação. Cachorros em uma situação estranha, como nos veterinários, podem lamber o rosto de um estranho para tentar determinar suas intenções ou apaziguar (por exemplo, “por favor, não me machuque”). Nossos cães de estimação também lambem para demonstrar afeto, especialmente com pessoas que estão intimamente ligadas.

Se você observar a interação canino-humana, pequenas lambidas pontiagudas no queixo ou no nariz, com os olhos arregalados e as orelhas para trás, é um sinal de que as lambidas são inquisitivas ou submissas. Lambidas com orelhas para a frente e relaxado é sinal sugestivo de uma linguagem corporal de um cão feliz simplesmente por ver o seu ser humano.

Os humanos tem um gosto bom

Pode parecer repugnante, mas para um cachorro nossa pele pode ser um mundo de cheiros e sabores. Quer sejam os restos do que tínhamos para o almoço, o cheiro de todos os outros no caminho de volta para casa, ou simplesmente o sabor natural da nossa pele, alguns cães não conseguem se segurar!

Porque nós os recompensamos

Independentemente da causa da lambida, a maioria das pessoas responderá de forma positiva a um grande carinho desleixado. Se você grita e acena com as mãos, ou abraça o seu cão com arranhões e afagos extras na orelha, tendemos a reagir de uma forma que os cães gostam. Os animais estão em sintonia com as nossas respostas e, com o passar do tempo, esse retorno positivo incentivará a lambida como uma forma de saudação.

A maioria dos cães domésticos lambem por boas razões: carinho, coleta de informações ou hábito. Mas o que acontece se o seu cachorro lambe demais? Um cão que faz uma lambida obsessiva pode rapidamente tornar-se desagradável, e nenhum comportamento obsessivo é uma característica saudável para um cão. Certamente, o primeiro passo para desencorajar a lamber é remover o retorno positivo.

Lamber freqüentemente acompanha outros comportamentos problemáticos, como pular. O método mais simples para tentar reduzir esses comportamentos é ignorar o cão. Vire as costas até que o pulo e/ou a lambida tenha cessado. Quando seu cão estiver calmo com os quatro pés no chão, prossiga para cumprimentá-lo normalmente. Com o passar do tempo, a maioria dos cães perceberá que a maneira mais rápida de conseguir o que eles querem é evitar a lambida.

Se você sentir que seu cão tem um problema real com a lambida, por favor, consulte o seu veterinário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Você sabe por que os cachorros gostam de lamber?




Mais pesquisados