DogDogs.net

Adestramento inteligente, treinamento de cães, educação, saúde e psicologia animal, curso grátis, vídeo-aulas

Dicas e truques para conferir a saúde do seu pet em casa


Você mesmo pode verificar a saúde do seu cachorro em casa. Seu cão não pode dizer se algo está errado, então cabe a você descobrir. Como um proprietário responsável de cães, é uma boa ideia ter uma lista de verificação de saúde canina a serem observadas regularmente. Dessa forma, você aprenderá o que é normal para seu cão e será alertado rapidamente sobre qualquer alteração.

Caso tenha alguma preocupação, marque uma consulta com seu veterinário imediatamente, pois dessa forma existem mais chances de um problema de saúde possa ser detectados precocemente. Se você tem um filhote novo, faça com que ele ou ela seja examinado imediatamente. Faça tudo gentilmente e recompense seu cão adequadamente.

1. Olhe e sinta o nariz do seu cão

O nariz do seu cachorro pode não estar frio e molhado! Se o nariz do seu cachorro estiver quente ou um pouco seco, mas tudo parece bom e ele está comendo e bebendo normalmente, você não precisa se preocupar. Verifique o nariz do seu cão para qualquer dor. Secura excessiva e escaldaduras podem ser doenças hereditárias em certas raças.

2. Olhe para os olhos do seu cachorro

Os olhos devem estar brilhantes. Uma certa quantidade de corrimento devido a uma quantidade normal de lágrimas resultará em um resíduo enegrecido se acumulando no canto do olho. Isso é normal para a maioria dos cães. Se você perceber qualquer um dos seguintes itens abaixo, você deve levar o seu cão ao veterinário;

  • Corrimento verde ou amarelo
  • Corrimento excessivo
  • Estrabismo ou fechamento de um ou ambos os olhos, o que pode significar que é doloroso
  • Branco do olho aparece mais rosado e/ou vermelho que o normal
  • Se seu cachorro está esfregando muito o próprio olho

3. Olhe e cheire dentro das duas orelhas

Aprenda o que é normal para o seu cachorro. Orelhas de abano ou orelhas peludas podem esconder problemas. Cera em si não é necessariamente um problema. Uma pequena quantidade de cera pode ser normal e protetora, mas quantidades excessivas podem causar arranhões e infecções. Procure aconselhamento veterinário, se você encontrar:

  • Vermelhidão
  • Corrimento pegajoso ou purulento
  • Seu cachorro coçando os ouvidos
  • Cheiro desagradável
  • Dor ao redor da orelha
  • Inchaço, fazendo com que a entrada no ouvido se feche

Se você encontrar um problema e levar seu cão ao veterinário, ele prescreverá um medicamento adequado para o seu cão. Em alguns casos, eles querem que você limpe as orelhas do seu cão como uma rotina para evitar que os problemas se repitam. É muito importante fazer isso apenas com instruções veterinárias.

4. Dentes e gengivas

Tente examinar os dentes e as gengivas do seu cão regularmente, mas tenha cuidado ao fazer isso, pois alguns cães simplesmente não gostam! Na maioria dos casos, você só precisa levantar e abaixar os lábios para verificar os dentes. Isto é o que você deve procurar:

  • Tártaro marrom se acumulando, isso geralmente começa ou é pior nos dentes de trás
  • Vermelhidão ao longo da margem da gengiva e dente
  • Cheiro desagradável
  • Problemas de gengiva onde as raízes dos dentes estão expostas, isso pode ser muito doloroso
  • Qualquer caroço na gengiva ou debaixo da língua que se possa ver

Seu veterinário ficará feliz em dar conselhos sobre como cuidar dos dentes do seu cão em casa e quais dietas podem ajudar aqueles que não toleram a escova de dentes!

5. Pele do seu cão

Você pode usar seus olhos e suas mãos para examinar a pele por todo o corpo. Em primeiro lugar, observe se o seu cão está mordendo ou arranhando a pele, e se há alguma mudança óbvia no pelo. Olhe em todos os lugares escondidos, como sob as pernas da frente e entre as almofadas. Não se esqueça de procurar evidências de pulgas, mesmo que você as trate regularmente. Os excrementos de pulgas parecem pedaços de fuligem preta. Erupções cutâneas não são incomuns e podem aparecer como anéis ou manchas vermelhas. Ao examinar a pele, você também pode se deparar com caroços e inchaços.

6. Unhas

Não se esqueça de olhar as unhas do seu cão. Em cães de pêlo longo, especialmente, é importante verificar as garras de orvalho, pois elas podem crescer em volta e ficarem embutidas no coxim. O comprimento das unhas muitas vezes preocupa os donos que relutam em prendê-los por medo de sangrá-los.

7. O traseiro do seu cachorro

Termine o seu check-up com uma rápida olhada sob a cauda do seu cão. Glândulas anais são glândulas de cheiro que estão apenas ao fundo. Eles podem ser afetados ou infectados e podem causar dor e irritação. Normalmente, você não verá nada, mas se houver inchaço ou vermelhidão em ambos os lados do ânus, você deve pedir ao seu veterinário para verificar. Se o seu cão arrasta o seu traseiro para o chão, isto é geralmente por causa de glândulas anais e não porque ele tem vermes.